Pular para o conteúdo principal
XVI Seminário Internacional de Energia Nuclear
Radio 28/09/2025 20:14 Fonte: Home Por: Home Relevância: 15

XVI Seminário Internacional de Energia Nuclear

Especialistas em energia nuclear do país estarão presentes no XVI Seminário do setorDivulgação/Eletronuclear
Angra dos Reis - A Eletronuclear será sede do XVI Seminário Internacional de Energia Nuclear (Sien). O evento acontecerá nos dias 1º e 2 de outubro, das 9h às 18hno auditório do 3º andar. Representantes de diversas autoridades e players da indústria nuclear vão debater questões relativas ao setor.
O evento contará com palestras, painéis e mesas redondas, e será realizado em formato híbrido. A expectativa dos organizadores é receber mais de 1000 pessoas ao longo dos dois dias. Junto do Sien, será realizado o 8º Encontro de Comunicação do Setor Nuclear (Encom).
Para 2025, o foco da discussão do Sien reside na importância da energia nuclear dentro do contexto de crise climática, especialmente no ano em que o Brasil receberá a COP 30, cúpula climática, no Pará. Os painéis e mesas buscam demonstrar novamente a qualidade e variedade de aplicações que o nuclear apresenta, indo desde o agronegócio até as áreas de pesquisa e defesa.
Entre os temas abordados nas discussões; a retomada das obras de Angra 3 e outros projetos importantes para o desenvolvimento do setor, além de aspectos ligados à política nuclear brasileira e a comunicação, ferramenta estratégica para sensibilizar a sociedade sobre os benefícios da tecnologia nuclear.
A abertura contará com a presença de Ivan Dybov, presidente da Rosatom América Latina, e do diretor-presidente interino da Eletronuclear, Sinval Zaidan Gama. Quem também vai representar a empresa em outras palestras será o chefe da Coordenação de Segurança e Supervisão Independente (CS.DE), Marcelo Gomes - em mesa que também estará o presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), Celso Cunha - e o chefe de gabinete da presidência, André Luis Rodrigues Osório, que estará ao lado de Júlio Lopes, Deputado Federal e presidente da Frente Parlamentar do Setor Nuclear.

Selecione uma estação

-