Pular para o conteúdo principal
Parcerias do IFF com Angola selam trocas de conhecimentos e cooperação
Geral 17/09/2025 22:35 Fonte: Home Por: Home Relevância: 15

Parcerias do IFF com Angola selam trocas de conhecimentos e cooperação

Memorandos de entendimento definem cooperação em atividades de ensino, pesquisa e extensão entre as partes
Willian Pereira, Nayt Junior, Victor Saraiva, Mateus de Sá Miranda e Rogério Siqueira participaram da celebração Foto Rodrigo Otal/IFF
Campos - Realização de intercâmbios, formação profissional, programas acadêmicos e transferência de tecnologia. Estas são algumas das atividades de ensino, pesquisa e extensão definidas em memorandos de entendimento assinados pelo reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Campos dos Goytacazes (RJ), Victor Saraiva, com o cônsul geral de Angola no Rio de Janeiro, Mateus de Sá Miranda.
O ato aconteceu no final da semana, na sede do IFF, e envolveu também o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Angola, Nayt Junior, e o embaixador do Conselho Pan-Africano para o Brasil, Rogério Siqueira. "Pelas cooperações técnicas vamos desenvolver transferência de tecnologia e formação profissional", resume Saraiva.
Na avaliação do reitor, esse é o caminho para a internacionalização e as parcerias com os países de língua portuguesa para o desenvolvimento do IFF. O cônsul ressalta a importância do conhecimento para o desenvolvimento de Angola: "Hoje, estamos em condições de lançar políticas para sair da situação em que nos encontramos, e a educação é ponto fundamental".
"Por mais riquezas que tenhamos, e temos riquezas naturais, é necessário ter pessoas preparadas para transformar aquilo que temos no solo e no sub-solo", ratifica Mateus assinalando: "E nisso, a academia desenvolveu um papel fundamental, porque ela produz e distribui conhecimento. Sem esse conhecimento, não há crescimento, não há desenvolvimento".
SONHAR E OUSAR - A possibilidade de interação bilateral entre o IFF e Angola é enfatizada por Nayt Junior: "A gente precisa sonhar e ousar nos nossos sonhos. Luther King falou do sonho, Mandela falou do sonho, mais recentemente, Obama falou do sonho. A gente tem o sonho de poder dar uma contribuição muito grande para a educação e o saber em Angola".
A formalização das parcerias contou ainda com a diretora de Relações Institucionais, Ileana Celeste e a coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional, Elane Kreile, pró-reitores e gestores do IFF; o diretor de Cooperação da Câmara de Comércio Brasil-Angola, William Pereira; e o oficial de chancelaria, Lourenço Loy.
Além de visitar os laboratórios dos cursos técnico e superior de Enfermagem do Campus Campos Guarus; bloco de oficinas; e laboratórios da instituição do Campus Centro, os representantes de Angola também conheceram os projetos que estão em desenvolvimento no Polo de Inovação do IFF.

Selecione uma estação

-