Pular para o conteúdo principal
Centros de Atendimento ao Turista registram cerca de 12 mil turistas em Niterói
Geral 09/09/2025 20:00 Fonte: Home Por: Home Relevância: 20

Centros de Atendimento ao Turista registram cerca de 12 mil turistas em Niterói

A pesquisa foi feita pelo Observatório do Turismo da Neltur, em parceria com a UFF
Niterói: Centros de Atendimento ao Turista registram passagem de visitantes no municípioReprodução
Niterói - Os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) de Niterói foram procurados por cerca de 12 mil turistas internacionais, nacionais, além do Estado do Rio de Janeiro, no primeiro semestre, solicitando informações sobre a cidade. A pesquisa foi feita pelo Observatório do Turismo de Niterói, da Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo), em parceria com a UFF (Universidade Federal Fluminense), e aconteceu de janeiro a junho deste ano, nos nove CATs da cidade, somando a média de cerca de 1.640/mês de turistas circulando pela Cidade Sorriso.
Dos turistas internacionais, 818 vieram da Argentina; 417 da França; 271 dos Estados Unidos; 175 do Chile; 133 da Itália; 105 de Portugal; 102 da Espanha; 93 da Colômbia; 90 da Alemanha; e 86 do México, totalizando 2.290 turistas estrangeiros. Destes, 1.850 foram atendidos no CAT Caminho Niemeyer; 675 no CAT do Museu de Arte Contemporânea (MAC); 471 no CAT Araribóia; 227 no CAT Boa Viagem, 115 no CAT do Parque da Cidade, 21 no CAT Mercado Municipal e 6 no CAT Campo de São Bento.
Já dos Estados do Brasil, 528 turistas vieram de São Paulo; 164 de Minas Gerais;127 do Rio Grande do Sul; 105 da Bahia; 79 do Paraná; 7 de Santa Catarina; 65 do Ceará; 61 de Brasília; 55 de Pernambuco; e 44 do Rio Grande do Norte, somando 1.301 turistas de outros estados brasileiros.
Quando se analisam os dados do próprio Estado, Niterói teve um total de 4.050 moradores procurando informações sobre a cidade, seguido de 1.715 turistas vindos do Rio de Janeiro, 270 de São Gonçalo, 29 de Mesquita e 14 de Teresópolis.
Dos turistas internacionais, os oriundos da Argentina, França e Estados Unidos foram os que mais escolheram Niterói para visitarem. E dos estados brasileiros, os paulistas, mineiros e gaúchos foram os que mais estiveram na cidade.
Observou-se ainda no balanço que a faixa etária dos 50+ predominou, sendo 2.799 no total, entre os turistas de 30 a 49 anos foram 2.962, entre os de 19 a 29 anos foram 2.205, na faixa entre 11 e 18 anos resultaram 1.872 turistas e de 0 a 10 anos 1.518.
De acordo com o balanço do Observatório do Turismo de Niterói, o CAT do Caminho Niemeyer registrou o maior número de pedidos de informações sobre a cidade, totalizando 4.341 turistas e/ou visitantes; na segunda colocação o CAT do MAC foram 2.172; seguido do CAT do Mercado Municipal 1.802; depois o CAT da Boa Viagem com1.573 e por último o CAT da Pça Araribóia com 915 registros. Destes, 9.292 foram motivados pelo lazer, 945 por negócios; 666 por causa de estudo e; 262 atraídos pela gastronomia.
Segundo a pesquisa, os cinco equipamentos turísticos da cidade mais visitados pelos turistas internacionais foi, em primeiro lugar, o Caminho Niemeyer, na sequência, o Museu de Arte Contemporânea(MAC), a Ilha da Boa Viagem, o Parque da Cidade e o Mercado Municipal. Outro dado que o Observatório tabulou foram os pedidos de informações sobre a Fortaleza de Santa Cruz e o Complexo dos Fortes, totalizaram 486 e sobre as praias da cidade, com quase mil orientações dadas.
O Observatório do Turismo de Niterói mostra que ,numa primeira instância, os turistas internacionais representaram aproximadamente 30% dos atendimentos realizados nos CATs. Já num recorte municipal a porcentagem de atendimentos ficou em 57%.
Para André Bento, Presidente da Neltur, "o balanço do Observatório de Turismo mostra que Niterói cada vez mais cresce como cidade turística por suas paisagens, vocacionada para o mar, seus equipamentos modernos e históricos, como os Fortes, o MAC, a Ilha da Boa Viagem, o Mercado Municipal, o Parque da Cidade e o Caminho Niemeyer. Niterói se afirma com seu potencial turístico, efervescência cultural, grandes eventos esportivos e os investimentos públicos que fazem da cidade um modelo de qualidade de vida e segurança. Os CATs são relevantes neste contexto, pois em cada um deles há monitores bilíngues prontos a atenderem, informarem e orientarem sobre o que Niterói tem, com boas opções a oferecer, desde passeios nas trilhas, praias, equipamentos, até a boa estadia e a excelente gastronomia, enfim o que há de melhor aqui", afirmou Bento.
A Neltur mantém em funcionamento, atualmente, nove CATs, três deles no Centro: Caminho Niemeyer, Pça Araribóia e Mercado Municipal; dois em São Francisco: na sede da Neltur e outro no Parque da Cidade; dois na Boa Viagem: em frente à Ilha de mesmo nome e outro no MAC; um em Icaraí, no Campo de São Bento e; um na Região Oceânica, na rotatória de Piratininga. Os endereços e horários de atendimento de cada um deles estão no site www.visit.niteroi.br

Selecione uma estação

-