Pular para o conteúdo principal
Caxias participa de reunião para construir memorial a Joãozinho da Gomeia
Geral 24/10/2025 22:59 Relevância: 15

Caxias participa de reunião para construir memorial a Joãozinho da Gomeia

Babalorixá mais famoso do Brasil chegou a ser considerado o "rei do candomblé"
Caxias participa de reunião para construir memorial a Joãozinho da GomeiaDivulgação
Duque de Caxias - O secretário de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, Aroldo Brito, participou nesta quinta-feira (23) de uma reunião sobre a destinação do imóvel onde funcionava o Terreiro de Joãozinho da Gomeia (1914-1971). A Prefeitura de Duque de Caxias, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e a Defensoria Pública também fizeram parte da discussão.
A Prefeitura, junto ao Inepac e à Defensoria, se comprometeu a destinar o terreno para a construção do memorial e do centro cultural voltado à história de Joãozinho da Gomeia, obedecendo ao processo de tombamento estabelecido pelo Inepac.
João Alves Torres Filho, o Joãozinho da Gomeia, era natural da Bahia e iniciou sua trajetória religiosa em 1931, ainda em Salvador. Contudo, foi na Baixada Fluminense que alcançou poder. O babalorixá mais famoso do Brasil chegou a ser considerado o "rei do candomblé" e há quem diga que ele inspirou Chico Anysio na criação do personagem "Painho".
A reunião foi comandada pelo prefeito de Duque de Caxias, Netinho Reis, e, além do secretário de Cultura e Turismo, Aroldo Brito, participaram ainda, Joice Marques, assessora do Gabinete (SMCT/DC); Leon Araújo e Ana Maria, representantes do Inepac; Dra. Alessandra Bentes, da Procuradoria Geral, e Dr. Fabrício Gaspar Rodrigues, Procurador Geral Municipal; o secretário de Obras do município, Dr. Valber Rodrigues Januário, junto a Amanda Loubach; e Leieny Martins, secretária de Urbanismo da cidade.

Selecione uma estação

-